fbpx

TTD – Tabela de Temporalidade Documental

TTD - Tabela de Temporalidade Documental

–  A Tabela de Temporalidade Documental é o instrumento pelo qual é determinado o prazo de permanência documental em um arquivo, orientando qual será a destinação dos documentos após o respectivo prazo, sendo os documentos pertencentes as áreas contábil, fiscal, financeira e pessoal, os que demandam maior tempo de guarda.

É sempre válido ressaltar que a elaboração da tabela de temporalidade documental deverá ter como base, além dos dispositivos legais (leis, decretos, normas, etc.), também as normas do CONARQ.

CONARQ – Conselho Nacional de Arquivos é um órgão colegiado, vinculado ao Arquivo Nacional do Ministério da Justiça e Segurança Pública que tem por finalidade definir a política nacional de arquivos públicos e privados, como órgão central de um Sistema Nacional de Arquivos, bem como exercer orientação normativa visando à gestão documental e a proteção especial aos documentos de arquivo.

O CONARQ, como uma das principais fontes de informação sobre arquivos, padrões e melhores práticas arquivísticas, vem produzindo e divulgando um amplo e significativo repertório de publicações técnicas, com o objetivo de disseminar conhecimento arquivístico. As publicações do CONARQ são consideradas referência para a prática arquivística em instituições públicas e privadas em território nacional e na América Latina.

Fonte: http://conarq.arquivonacional.gov.br/o-conselho.html

Alguns benefícios:
  • Controle geral do arquivo;
  • Otimização do espaço físico.

Entre em contato